Engajar é o suficiente para alcançar grandes resultados?

Um dos desafios das organizações é descobrir como engajar seus colaboradores.
Muitas pesquisas são feitas buscando medir o grau de engajamento do time, recentemente o Instituto Gallup revelou o resultado da pesquisa realizada em 2015 nos EUA que aponta que é de apenas 32% o grau de engajamento dos colaboradores em média nas empresas americanas.
 
O Gallup define como engajados os colaboradores que se sentem entusiasmados e comprometidos com seu trabalho.
 
O instituto observa que desde que começou a pesquisar no ano 2.000, os indicadores dos anos de 2008 a 2011 tiveram uma queda acentuada devido a recessão e começaram a se recuperar, mas estabilizaram neste nível tão baixo.
 
A pesquisa mostra que empresas com maior engajamento tem resultados significativamente melhores.
 
Entendo que engajamento é consequência  da “Cultura” da organização.
 
Podemos dizer que cultura é o  conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, comportamentos compartilhados  pelos membros da organização. Ou seja é o jeito de “ser ”da empresa.
 
Não há necessariamente uma cultura boa ou má e sim a cultura que melhor suporta o negocio da organização.
 
Portanto se uma cultura incentiva a participação, onde as pessoas  sintam que fazem a diferença, que trabalham com objetivos claros por um proposito, os resultados  alcançados por esta empresa certamente serão superiores às demais. É neste sentido que o engajamento é uma consequência da Cultura da organização.
 
O papel da liderança é fundamental para que se consiga alcançar a cultura que melhor suporta seu negocio. É através do alinhamento de seus comportamentos a esta cultura desejada que a mudança irá acontecer e se disseminar pela empresa.
 
Conhecer a cultura atual é importante para podermos fazer a mudança mas esta informação não é suficiente. Para sermos efetivos neste processo temos que entender como a cultura se forma, ou seja quais as crenças que suportam a cultura atual.
 
Com estas informações disponiveis podemos nos aventurar em desenvolver um programa de mudança de cultura que possa contribuir não somente para que melhores resultados possam ser alcançados mas também com impactos positivos no clima, engajamento, turnover e na relação com clientes e fornecedores.
 
 
 
 

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