ARTIGO | Ano novo, carreira nova?

Regina Silva
Consultora e Coach do EcoSocial

Alguns profissionais quando olham para o futuro desejam mudanças. E, nesta época do ano, é comum fazer planos.
 
Veja algumas atitudes que podem ajudar a concretizar essa transição e transformar o sonho em realidade.
 
 
1. Avalie sua trajetória
Faça uma retrospectiva de sua carreira. Assinale pontos fortes, momentos de alta performance, relacionamentos que foram importantes, background, cursos, experiências significativas, etc.
 
Peça feedback. Escolha três perguntas sobre você sobre as quais você gostaria de receber feedback; eleja de três a cinco pessoas que você admira e que te conhecem e converse com elas sobre isso.
 
 
2. Avalie o seu incômodo
Por quê quer mudar? O que está incomodando? O que você já fez para resolver isso e que resultados obteve?  Em que situações no passado já se viu em situação parecida. Como resolveu essa situação incômoda?
 
3. Sonhe!
Qual seria a situação profissional ideal? O que você deseja em termos de ambiente, tarefas, relacionamentos? Como você pode usar todo o seu potencial e ser feliz? Considere seus interesses e pesquise possibilidades.
 
Escolha de três a cinco pessoas que você reconhece que realizaram seus sonhos e converse com elas. Como elas conseguiram ter sucesso? Que dicas elas podem lhe dar?
 
Com base nessas informações crie um protótipo, algo que é suficientemente interessante para colocar energia e mobilizar mudança e que também é suficientemente seguro para ser testado.
 
4. Crie um plano de ação
Qual seria o primeiro passo para você realizar a mudança desejada?
Ponha em prática, avalie os resultados, faça os ajustes necessários e decida qual será o próximo passo.
 
5. Cuidado com o julgamento
Amyr Klink diz que “não há nada mais triste que uma embarcação que nunca se arriscou a sair do cais”. Não há certo ou errado, há experiências e cada experiência nova traz um novo aprendizado.
  
****
 
Algumas pessoas podem descobrir nessa caminhada que precisam de um tempo para se preparar para a transição, construir um patrimônio ou adquirir novas competências, descobrir o que desejam...
 
Tudo bem! Planeje e coloque em ação esse plano.
 
Alguns descobrirão que, ao se comprometerem com o que é importante e tem significado para si, conseguirão colocar limites, imprimir uma nova direção para seu trabalho e fazer alianças de tal forma que mudarão todo o cenário no seu contexto de trabalho, sem precisar mudar de posição ou empresa.
 
Outras vão explorar novos territórios e aprender com isso.
 
Seja qual for a sua viagem, esteja presente nela.
 
 

REGINA SILVA
regina.silva@ecosocial.com.br
Compartilhe >
Instagram Linkedin Facebook