Artigo | Biografia e Propósito

Matias Klinke é consultor, coach e aconselhador biográfico do EcoSocial e facilitador da iniciativa Add Opus.
Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.? - Saber viver (Cora Coralina)
Você já se perguntou qual a razão da vida? E perguntou-se também, qual a o propósito da sua vida? Será que a vida tem um propósito? Mais especificamente, você já se perguntou qual a é o propósito da sua vida?
 
Poderíamos discutir estas questões de acordo com as diferentes linhas filosóficas, no entanto, vamos discutir neste artigo a partir do ponto de vista da Antroposofia. Deste ponto de vista, todos nós viemos para a Terra com um propósito global a ser desenvolvido durante a nossa vida.
 
No EcoSocial, usamos a expressão “lugar único” para traduzir este propósito.
 
Em nossa vida – em nossa biografia – nós vamos descobrindo o nosso propósito e como colocá-lo em ação.
                                          
Cada um de nós chega ao mundo com um conjunto de talentos potenciais que terão de ser transformados em habilidades para a realização do propósito. A transformação no início de nossas vidas ocorre pelas brincadeiras, depois pelos estudos, e chega um momento em que a transformação se dá no campo do trabalho formal ou informal.
 
Os talentos que não se desenvolvem atrofiam-se, ficando apenas em potencialidade. Com empenho, compromisso e apoio, alguns destes talentos podem ser acordados.
 
Você já se perguntou quais talentos você transformou em habilidades? Quais talentos seus ficaram adormecidos? Que habilidades você domina com maestria?
 
Cada fase da vida oferece-nos oportunidades de descobrirmos qual é o nosso propósito e oportunidades de desenvolvermos o que é necessário para realizarmos o nosso propósito por meio de situações, experiências, desafios, crises e encontros, e são as nossas escolhas que traçam os nossos caminhos.
 
Perceber, entender, aceitar e realizar o seu propósito é a tarefa de uma vida inteira.
 
Existe uma frase que diz: “tantas pessoas encontram o seu destino nos caminhos que tomam tentando evitá-lo”.
 
A ferramenta básica para o trabalho com a biografia humana é a construção do panorama biográfico que permite colocar em perspectiva a nossa vida e ampliar a nossa consciência sobre nossas responsabilidades com o nosso propósito.
 

MATIAS KLINKE
matias.klinke@ecosocial.com.br
Compartilhe >

EcoSocial

Newsletter

Instagram Linkedin Facebook