ARTIGO | Desenvolvimento Organizacional: Revisitando a identidade de uma empresa

Uma organização se desenvolve na medida em que as pessoas que estão nela se desenvolvem, e as pessoas se desenvolvem na medida em que a Organização se Desenvolve."
Por Meire Beraldo
Coach e consultora de Desenvolvimento Organizacional do EcoSocial.

O conceito de Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança, evolução e transformação.

Entendemos que a empresa é um organismo vivo, com órgãos que interagem de forma inteligente, com rapidez e flexibilidade em função do todo. Esse movimento é gerado pelos seres humanos que atuam nessa organização e se vinculam aos níveis que a compõem.

Um desses níveis é o da Identidade, que corresponde ao conjunto de características, valores e crenças com que a organização se autoidentifica e se diferencia das outras organizações existentes no mercado. Representa, por outras palavras, a própria personalidade da organização, isto é, a sua forma de ser e de fazer na sua atuação global, a qual é (ou deveria ser) partilhada pela totalidade dos seus colaboradores.

São fatores essenciais de uma Identidade a definição da Missão/Propósito, Visão de Futuro e Valores que norteiam as decisões.

A MISSÃO ou PROPÓSITO é a razão de ser da empresa. Responde as questões “Por que existimos?” ou “O que o mundo cobra de nós?”.

Já a VISÃO é a imagem de futuro. Como queremos ser reconhecidos num espaço de tempo pela empresa, funcionários, concorrentes, mercado, fornecedores. Unifica imagens, orienta nas decisões e alinha um grupo ao dar respostas para as questões "Como nós queremos ser?" e "Onde queremos estar?", no longo prazo.

Por último, os VALORES são os princípios, atitudes e, principalmente, práticas que descrevem como os profissionais da organização se comportam e nos quais se baseiam as decisões e as relações organizacionais.

Além desses fatores, a identidade inclui ainda a biografia da empresa, que promove entendimento sobre sua origem e trajetória e propicia a escolha do que deve ser alterado ou potencializado para o futuro.

Tudo isso se desdobra em elementos que direcionam os demais níveis que compõem uma organização, como na definição das competências esperadas de um time para fazer cumprir o seu papel. Ou, ainda, nas políticas e princípios que direcionam os processos, e nas diretrizes e planos estratégicos que conduzem sua atuação.

Um Processo de Desenvolvimento Organizacional inicia na percepção de que o nível da identidade da empresa precisa ser revisitado e às vezes reconstruído pelo grupo que a dirige. Isso ocorre a partir de uma imagem de onde a empresa está e de onde a empresa quer chegar.

Pressupõe envolver as lideranças e colaboradores na construção da identidade almejada, assim como na definição das estratégias e ferramentas de implementação e sustentação da transformação que estão ou estarão vivenciando.

Esse movimento desencadeia, inevitavelmente, um processo de transformação que estimula e sustenta todos os demais níveis da organização, ou seja as relações, processos e recursos.

Nessa abordagem, o Processo de Desenvolvimento Organizacional é um processo orgânico e participativo, que acontece junto com o cliente e é fundamentado em sua realidade e demandas. Ele é sempre precedido de um diagnóstico que indica a necessidade da intervenção e em quais aspectos.

Isto definirá a amplitude e profundidade que se fará necessária.

MEIRE BERALDO
meire.beraldo@ecosocial.com.br
Compartilhe >

EcoSocial

Newsletter

Instagram Linkedin Facebook