Artigo | Sinergia e novas formas de interação com o Team Coaching

GEORGE NECYK
Coach e consultor do EcoSocial

Será que existe uma fórmula mágica para construir um time perfeito? Por que será que alguns times são um estrondoso sucesso, enquanto outros um frustrante fracasso?

Estas são as questões que têm mobilizado muitos líderes organizacionais, bem como estudiosos do assunto. Afinal, trabalhar de forma colaborativa, segundo levantamento realizado pela Harvard Business Review, corresponde a mais da metade do tempo dos gestores e colaboradores nas empresas nos dias atuais. Times se tornaram a unidade fundamental das organizações e, portanto, o sucesso geral do negócio depende de que os times funcionem muito bem.

Organizações têm lutado por identificar métodos efetivos e consistentes para desenvolver equipes de sucesso. As pesquisas e a experiência têm confirmado que a qualidade da relação entre os membros de uma equipe está correlacionada com o êxito que alcançam no desempenho de suas tarefas. A forma como interagem – se todos falam, se todos são ouvidos, se têm habilidade de exercer a empatia e sensibilidade para perceber como os outros estão se sentindo –, além de suas normas e comportamentos fazem a diferença. E tais normas e comportamentos podem ser construídos e desenvolvidos pela equipe, com apoio e orientação adequados, gerando maior sinergia e melhores resultados.

O Team Coaching se propõe a ajudar os times a tomarem consciência de sua forma de funcionamento e de como ela impacta a sinergia e o atingimento dos resultados para os quais necessitam trabalhar juntos. A partir dessa consciência, novas formas de interação podem ser negociadas e desenvolvidas entre os participantes para acelerar o desempenho coletivo, tanto quanto o individual.

Outro aspecto do Team Coaching também é muito importante. O aumento do desempenho é abordado como um processo de desenvolvimento das relações, e que se dá ao longo do tempo em uma sequência de encontros com o coach. Esses encontros ocorrem em momentos em que o time está efetivamente trabalhando, de modo que o seu funcionamento possa ser observado e reconhecido pelo time, para, eventualmente, ser alterado no “aqui e agora”.

Projetos atrasados ou acima do orçamento; processos colaborativos com desempenho abaixo do esperado; grupos de lideranças que não se comportam como um time... Há diversas situações em uma organização onde o Team Coaching pode ser considerado para desenvolver a qualidade das interações e a geração de resultados.
 

GEORGE NECYK
george.necyk@ecosocial.com.br
Compartilhe >

EcoSocial

Newsletter

Linkedin Facebook