Desenvolvimento de famílias empresárias será tema de workshops no 2º semestre

Famílias empresárias vivem questões muito particulares. Para tratar o que torna essa relação única e como seus membros podem lidar com os desafios específicos dessa interação, IMO Brasil, Trigon e EcoSocial reúnem-se para promover dois workshops focados no desenvolvimento das famílias empreendedoras. A primeira turma, que acontece nos dias 23 e 24 de agosto, é voltada aos integrantes das famílias. Já a segunda tem nos consultores e mediadores o seu público-alvo, e acontece nos dias 4 e 5 de setembro. Os eventos ocorrerão em Holambra (SP).
 
Dentre os temas abordados durante as oficinas estarão as tensões muito particulares desta relação entre família e negócios, as crises mais comumente encontradas e a sua evolução, além das qualidades que as famílias empreendedoras que equacionam bem essas características podem trazer às empresas. O programa contempla referências conceituais sobre os desafios específicos desses casos, exemplos reais de como famílias empreendedoras conduziram grandes questões que lhes ameaçavam a sobrevivência, e exercícios práticos que podem ser levados para o cotidiano dos participantes.
 
Os workshops têm a facilitação de Elizabeth Cerri, Hermanus Meijerink e Josefina Lepri Morandin, pela IMO Brasil, e de Peter Susemihl, pelo EcoSocial. Eles utilizam sua ampla experiência como consultores e mediadores em famílias empresárias, em união com as metodologias alemãs da Trigon Entwicklungsberatung e Wittener Institut für Familienunternehmen.
 
Nesta entrevista, o coach, mediador de conflitos, consultor de desenvolvimento organizacional do EcoSocial Peter Susemihl amplia o tema. Confira. 
 
 
Como você enxerga as principais diferenças entre uma empresa familiar e um negócio onde a diretoria e a gestão são compostas por executivos, acionistas, etc?

Peter Susemihl – Aqui cabe esclarecer que uma empresa que tem uma família no comando não deixa de ser uma empresa familiar por ter executivos recrutados no mercado em sua gestão. O que caracteriza uma empresa familiar é que as decisões sobre a gestão e sobre o direcionamento dos investimentos estão nas mãos de uma família. Por isso distinguimos: a família empresária é proprietária de uma ou mais empresas familiares. E a família pode ser proprietária de um patrimônio que não esteja investido em empresas.
 
Quais os principais tipos de tensão que podem surgir quando membros de uma mesma família fazem parte da gestão de uma empresa?

Peter Susemihl – Uma grande fonte de tensão em famílias empresárias é que não é tão fácil “pedir as contas”. Você pode discordar das decisões relativas a investimentos ou à gestão dos negócios, e pode deixar a gestão (ou nem ter sido convidado a integrá-la), mas continua sócio. E também continua sendo parente! Você encontrará seus sócios no próximo aniversário de um ente querido, encontrará as pessoas que decidem sobre a gestão de seus negócios no clube, na casa da mãe... Ou: encontra seus parentes na Assembleia de Acionistas. Isso exige que o âmbito das relações seja muito bem cuidado. Se não for, pode significar a ruptura dolorosa de elos familiares, decisões de gestão ruins para os negócios, e no limite a perda da coesão no controle acionário.
 
Em essência, o que consultores e mediadores devem ter em vista na hora de mediar conflitos desta natureza?

Peter Susemihl – Para estes profissionais, é importante ter sempre em vista a complexidade das relações que esbocei acima. O amadurecimento individual e coletivo em um ambiente com todas estas variáveis gera “armadilhas” em número maior que o simples convívio familiar, ou o convívio restrito ao ambiente de trabalho. Por isso, o desenho das intervenções neste ambiente é mais complexo e usualmente combina diversas formas de intervenção. O profissional que ajuda neste ambiente também precisa estar preparado para “retrocessos” e processos de desenvolvimento mais lentos.
 
Como separar os assuntos particulares dos negócios pode reduzir conflitos entre os membros da família empresária?

Peter Susemihl – Este é um dos temas que vamos praticar no workshop. Na primeira oficina, com os membros de famílias empresárias, nosso tema será como promover essa consciência e praticar a comunicação autêntica e assertiva em cada um dos diferentes papéis. E na segunda, com consultores, coaches e mediadores, abordaremos e praticaremos técnicas específicas para estes desafios.
 
Por outro lado, quais os principais benefícios de se tocar um negócio em família?


Peter Susemihl – Essa pergunta é especialmente agradável de se responder, pois corremos o risco de ficar apenas olhando para as dificuldades. Supreendentemente, muitas famílias empresárias equacionam bem estas questões, com ou sem ajuda externa. E quando o fazem, ganham vantagens competitivas interessantes. Uma das mais evidentes é uma resiliência maior para períodos de baixa lucratividade, portanto a capacidade de sustentar riscos por um período em que uma empresa mais fortemente orientada pelas bolsas de valores poderá sofrer oscilações em seu quadro de executivos e em sua estratégia. Uma outra é que essas empresas podem apresentar uma fidelidade maior aos seus propósitos, o que em nosso mundo tão volátil está voltando a ser uma vantagem competitiva que as empresas que acompanham diariamente sua cotação nas bolsas de valores têm mais dificuldades de alcançar. Esta é nossa grande motivação ao apoiar famílias empresárias e suas empresas: fortalecer famílias para gerir empresas fiéis a propósitos. E assim fortalecer empresas com personalidades e caminhos singulares.



 
WORKSHOP: ACONTECE NAS [MELHORES] FAMÍLIAS EMPRESÁRIAS
 
Datas:
23 e 24 de agosto de 2018 – Para integrantes de famílias empresárias
04 e 05 de setembro – Para mediadores e consultores

Local:
Espaço Cultural Terra Viva, em Holambra – São Paulo. (Av. Rota dos Imigrantes, 605).
 
Investimento:
Para um participante: R$ 2.100,00.
(Desconto progressivo de 10% para cada participante adicional da mesma empresa)
Pagamento de 50% na inscrição e o restante no dia do evento.
 
Informações e inscrições:
mediadores@ecosocial.com.br; beth@imoconsultoria.com.br

Veja o folder completo do evento: https://bit.ly/2JQeKBv   

Compartilhe >

EcoSocial

Newsletter

Linkedin Facebook