Programa MUITAÇÃO desenvolve o empoderamento de jovens em situação de vulnerabilidade

Mais de 500 jovens já foram formados em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Sergipe.
"Todas as respostas e soluções provêm do próprio grupo, permitindo ao jovem desenvolver novas habilidades e interações, o que possibilita estabelecer relações de confiança, necessárias ao seu próprio desenvolvimento?" MARLI PEREIRA DA SILVA, coordenadora do Muitação.
Criado em 2012, o Muitação – Construindo meu lugar no mundo estimula o empoderamento de jovens de 16 a 21 anos em situação de vulnerabilidade através do fortalecimento da autoestima, do despertar de seus potenciais e da descoberta de propósito pessoal.
 
O programa faz parte das iniciativas que recebem investimento social do EcoSocial, e já conta com 22 turmas realizadas desde sua fundação. No total, 561 jovens foram formados em comunidades localizadas em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Sergipe.
 
A partir de uma seleção feita pelos facilitadores locais do programa, priorizando áreas com poucos recursos para o desenvolvimento da juventude, o Muitação busca o apoio de organizações que possam fornecer a infraestrutura necessária para a realização do programa.
 
O trabalho é desenvolvido a partir de três pilares de valores, vivenciados ao longo de nove módulos com duração total de 10 dias: a admiração pelo mundo, com a abertura para novos aprendizados e inspirações; a compaixão no cuidado consigo mesmo e com o outro; e a consciência moral através da responsabilidade por todas as suas ações. Qualidades essas que propiciam uma força interna nos jovens capaz de guiá-los ao longo da vida.
 
 
Aprendizagem dinâmica e apreciativa
 
O Muitação estimula o desenvolvimento dos jovens através da vivência e da experiência participativa e interativa, do ensino de um olhar apreciativo do mundo, e do estímulo à indagação positiva pelo ser humano. Ao longo dos módulos, os participantes percorrem um caminho em que os seguintes temas são vivenciados: trabalhando em grupo; aprendendo a aprender; lidando com as emoções; relacionamentos; histórias inspiradoras; voltando à comunidade; autoconfiança; sendo empreendedor; conhecendo meus talentos; e construindo meu lugar no mundo.
 
Todas as respostas e soluções provêm do próprio grupo, permitindo ao jovem desenvolver novas habilidades e interações, o que possibilita estabelecer relações de confiança, necessárias ao seu próprio desenvolvimento”, explica Marli Pereira da Silva, coach e facilitadora em processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional do EcoSocial, e coordenadora do Muitação.
 
Marli garante que é visível a mudança de postura do jovem durante o programa, que começa a cuidar de si, de sua aparência, e sente-se estimulado a aprender e a começar a pensar em seu futuro. “Dos jovens que mantêm contato conosco, podemos afirmar que 85% continuaram seus estudos e/ou iniciaram uma atividade remunerada, inclusive empreendendo em pequenos negócios: oficina de informática, blog esportivo, artista plástico, entre outros”, afirma.
 
Somente no primeiro semestre de 2018, três turmas do Muitação já aconteceram em Aracajú-SE, Aldeia Pankararu-PE, e Gravatá-PE. Uma nova turma em Aracajú inicia em 13 de agosto, e outras três turmas estão prevista para o 2º semestre de 2018: em  Praia do Forte-BA, Dourados-MS, e Teresópolis-RJ.



Jovens transformadores
 
Em 2017, o Muitação iniciou um trabalho com jovens de duas turmas que já haviam passado pelo programa e que queriam dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento. Batizada de Rede de Jovens Transformadores, a ação quer dar condições para que os jovens se tornem protagonistas de mudanças positivas em suas vidas e comunidades.
 
O trabalho iniciou no mês de março na comunidade de Serra Grande, em Uruçuca-BA, com a participação de 20 jovens e a realização de diagnóstico participativo, visão de futuro para os jovens, oficinas culturais, encontros para interação e trocas, levantamento dos projetos que gostariam de colocar no mundo e a apresentação dos projetos na banca para possíveis patrocinadores.
 
Saiba mais sobre o Muitação em: http://www.muitacao.com.br

Compartilhe >

EcoSocial

Newsletter

Linkedin Facebook