O entorno

Programa Germinar

O programa estimula a vontade de trabalhar e aprender em grupo pela expressão das individualidades e o respeito à visão e ao comportamento das outras pessoas, o que potencializa a transformação de cada um e do todo.

O Germinar nasceu em 2003 da iniciativa de alguns consultores do EcoSocial que haviam passado pela Formação de Consultores da Adigo. Desde então vem se expandindo e hoje está presente na maior parte dos estados brasileiros, na Argentina e no Chile.

Atualmente, a condução do programa está sob a responsabilidade da cooperativa ComViver em parceria com o EcoSocial.

Em 2015 o Programa Germinar foi certificado como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil.

O programa está baseado em 3 pilares:
  • Os processos e vivências de autoconhecimento ampliam a consciência dos indivíduos sobre si e os outros.
  • A partir da promoção do diálogo, os indivíduos aprendem e são desafiados a se abrir para o novo e a pensar de maneira mais ampla, para que transformem suas práticas nos  âmbitos  individual e coletivo.
  • A mudança de perspectiva e atitude a partir da ampliação da consciência desenvolve relações mais saudáveis do indivíduo com ele mesmo e com as pessoas que estão inseridas em seus meios sociais.
O Programa apresenta ferramentas para o desenvolvimento social e considera a pessoa como o centro desta transformação: ao longo do processo e depois de formados, percebemos indivíduos mais conscientes, com autopercepção de si e isso tem reflexo em seus entornos imediatos, relações de trabalho, família, amigos e comunidade. O diferencial do programa está em estimular a vontade de trabalhar e aprender em grupo. O trabalho e convivência em grupo, baseado no diálogo, permite que cada indivíduo manifeste sua individualidade e respeite a visão e comportamento do outro, o que potencializa a transformação de cada um no processo de aprendizagem. Esse ganho é para o coletivo, é como se inicia o processo de transformação social.

O Germinar vem se estruturando e aumentando sua abrangência no Brasil e, hoje, está presente em 12 estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Já conta com cerca de 2000 pessoas entre “germinandos” e “germinados” e muitos deles já atuam como multiplicadores conduzindo grupos em suas localidades em parceria com consultores do EcoSocial .

O Germinar, além do Programa, também é a Rede Germinar de Transformação Social, um espaço para que as pessoas que passaram pelo Programa se encontrem, se relacionem, se ajudem, troquem aprendizados, criem soluções coletivamente para os problemas, se mobilizem e visualizem os impactos que causam no mundo.
Objetivo
Apoiar o desenvolvimento integral de pessoas para que atuem como agentes facilitadores da transformação e desenvolvimento social em seus círculos de convivência e comunidades de interesse.
Para quem?
Líderes comunitários e de iniciativas sociais (ONG?s, cooperativas, associações, institutos, etc.);
- Empreendedores sociais;
- Profissionais da área de responsabilidade social e sustentabilidade;
- Pessoas em transição de carreira, que querem atuar na área social.
- Toda e qualquer pessoa interessada em facilitar processos de transformação.
Metodologia
Enfatizamos o aprender fazendo, mesclando conceitos com atividades artísticas e vivências corporais e de reflexão.
Módulos:
1
Entendendo a facilitação de processos
Visa a compreensão do papel de facilitador de processos e da dinâmica de desenvolvimento de indivíduos, grupos e organizações
+
2
Conhecendo as organizações
Aprofunda os conceitos e as habilidades necessárias para a facilitação de processos de mudança organizacional, tais como realização de diagnósticos e tomada de decisão, entre outros.
+
3
Entendendo a dinâmica dos conflitos
Trabalha o fenômeno do conflito e desenvolve, a partir da prática, elementos que auxiliem na sua vivência e superação.
+
4
Fazendo acontecer
Aplica os conceitos apreendidos através da elaboração de planos de ação para clientes externos, baseada em situações reais.
+
5
Biografia do Ser Humano
São construídos planos de desenvolvimento individual, utilizando a análise da biografia como ferramenta de autoconhecimento e proporcionando uma melhor visão dos participantes sobre sua missão, visão de futuro, desafios e saudável atuação no mundo concreto.
+
Duração do Programa
5 módulos de 30 horas cada um, em regime de imersão, com intervalo de aproximadamente dois meses entre eles.
Data +
Inscreva-se!
Verifique as turmas previstas e entre em contato com o/a coordenador/a para mais informações.
Informações
germinar@ecosocial.com.br
Compartilhe >
< Voltar

EcoSocial

Newsletter

Linkedin Facebook