.
Por Marisa Bussacos
Esses dias me deparei com um dado revelador em uma pesquisa sobre inteligência emocional e saúde mental no trabalho: cerca de 35% dos profissionais não sentem conexão com seus líderes diretos.
Imediatamente, me lembrei do livro Sincronicidade: O Caminho Interior da Liderança, de Joseph Jaworski, ao refletir sobre os possíveis motivos que levam a essa realidade.
Jaworski fala muito sobre o estado de presença, ou seja, a capacidade de estar verdadeiramente disponível e atento ao que está acontecendo no momento presente.
Assim, líderes distantes, distraídos ou excessivamente focados em tarefas e metas não dedicam tempo para escutar e compreender as necessidades e aspirações de suas equipes, algo que gera muita desconexão.
Ainda segundo Jaworski, a falta de conexão entre lideranças e equipes pode ser reflexo de líderes que ainda não realizaram um profundo trabalho de autoconhecimento e alinhamento interno. Afinal, se o líder não está conectado consigo mesmo e com seu propósito, será difícil criar vínculos genuínos com os outros.
Liderança é conversa autêntica e confiança é essencial para que haja conexão verdadeira.
Quando líderes enxergam os colaboradores como indivíduos com suas próprias histórias e potencialidades, a confiança cresce, gerando engajamento e sentido. Isso é liderança transformadora: líderes que assumem uma postura de aprendizado contínuo e se abrem para mudanças internas e externas.
Conheça mais sobre o lugar que desejamos ocupar nesse novo mundo em transformação. Assista ao...
A ascensão da diversidade é uma marca importante que reforça o nosso desenvolvimento como sociedade....
Lidar com problemas complexos exige muito mais do que apenas nossas habilidades técnicas.
Olhar para o funcionamento dos grupos ou times é hoje uma necessidade estratégica e fundamental...