Por George Necyk

Os problemas podem ser classificados conforme sua natureza ou o tipo de causalidade subjacente:

  • Simples: causa e efeito são conhecidos, solução já existe;
  • Complicados: causa e efeito existem, mas requer análise para se chegar às soluções possíveis;
  • Complexos: causa e efeito existem, mas não são lineares, o padrão só é percebido interagindo com o sistema, não há solução prévia, mas emergem da interação dos envolvidos no problema;
  • Caos: causa e efeito não são perceptíveis. Requer ação para estabilizar a situação e só depois tentar perceber as causas da situação.

Líderes são formados para lidar com os problemas simples e complicados. É a base da formação universitária, eminentemente técnica. E é o que tradicionalmente se encontra no desenvolvimento de lideranças, com a ênfase em técnicas e ferramentas de resolução de problemas, o pensamento analítico (hard skills). Aqui o líder se coloca como o especialista técnico ou aquele que reúne um conjunto de especialistas para resolver o problema. Busca-se a causa raiz que, uma vez encontrada, pode ser tratada através de uma solução técnica, entre um conjunto de possíveis ações. Equivale ao médico, ou a uma junta médica, realizando o diagnóstico de um paciente.

Os problemas complexos requerem outro conjunto de habilidades (soft skills), geralmente não ensinado nas faculdades, mas encontrado em alguns programas de liderança que lidam com soft e subtle skills (habilidades sutis).

Neste domínio a relação causa e efeito existe em retrospecto. A razão disso é que no domínio complexo tudo diz respeito a redes de conexões, relações não lineares, circulares por natureza. A forma de lidar neste domínio é detectar os padrões. Requer que os vários envolvidos se reúnam, cada qual com sua perspectiva, sendo que o conjunto destas perspectivas ajuda a formar uma imagem mais próxima da realidade que se apresenta. O processo é experimentar para enxergar os padrões subjacentes. Experimentos de baixo risco são conduzidos. Se funcionam, amplifica-se a resposta, se não, modifica-se o experimento(prototipação).

Este é o terreno das relações humanas, que envolvem questões como cultura, inovação, liderança, confiança. Até recentemente, lidávamos com essas coisas como se fossem situações simples e complicadas (“Para todo problema complexo, existe uma solução clara, simples e errada”, Oscar Wilde).

Tradicionalmente, a liderança é educada para lidar com o simples e o complicado. São formas de respostas adequadas a um contexto previsível e regular. No entanto, no contexto de rápidas e constantes mudanças, saber lidar com crises e com a complexidade se torna uma competência fundamental.

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