Conexões




As conexões do EcoSocial são constituídas de pessoas e organizações com quem compartilhamos ideias e princípios convergentes e cuja atuação contribui para a realização de nosso propósito maior.
Investimentos sociais
São programas que promovemos no mundo que nasceram a partir da vontade e  da iniciativa  dos membros do EcoSocial e que, hoje, se desenvolvem por meio da participação destes membros e do nosso aporte financeiro e jurídico. Atualmente são três programas:
Germinar
+
O Germinar nasceu em 2003 da iniciativa de alguns consultores do EcoSocial. Esses profissionais haviam passado pela Formação de Consultores da Adigo e entendiam que os conteúdos e metodologia ali experimentados poderiam expandir seus limites de alcance e os transformarem em importante ferramenta para a conscientização e formação de lideranças sociais e empreendedores locais com poucas possibilidades de usufruir do programa original da Adigo, seja pelo preço ou pela localização.

Desde então, o Germinar vem se estruturando e aumentando sua abrangência no Brasil, estando presente em 13 Estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal. Estão em andamento turmas na Argentina e no Chile. Já passaram pelo Programa mais de 2.500 participantes e alguns já atuam como multiplicadores, conduzindo grupos em suas localidades em parceria com consultores do EcoSocial.

+ Informações
Programa de Desonvolvimento de gestores da Rede de Sementes do Xingú
+
Projeto de consultoria social desenvolvido em parceria com o Instituto Socioambiental ISA*.

O projeto tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento pessoal e profissional das lideranças para gerirem os núcleos de forma autônoma e participativa a fim de incentivar o negócio e desenvolver a realidade social em que atuam.

O programa aborda os seguintes aspectos:
1. Desenvolvimento individual tanto do lado pessoal como o profissional
2. Uma educação social para saber lidar com pares e comunidade
3. Desenvolvimento enquanto gestor de uma rede

*ISA - organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos, fundada em 1994, para propor soluções de forma integrada a questões sociais e ambientais, com foco central na defesa de bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
Muitação
+
O Muitação é uma adaptação à realidade brasileira do programa sul-africano criado em 1998 por David Liknaitzky: “Enfrentando o Futuro com Coragem”. O Programa visava apoiar jovens negros carentes no resgate da autoestima, criando condições para seu ingresso no mercado de trabalho com chances semelhantes às dos jovens brancos. De 1999 a 2004, consultores do EcoSocial realizaram turmas-piloto nas comunidades de Parelheiros e Paraisópolis, na zona sul da cidade de São Paulo, e nas unidades da FEBEM em São Paulo e Porto Alegre.

Em 2012, com o apoio do EcoSocial, a ideia foi retomada e o Projeto foi reestruturado com novos conteúdos e metodologias, passando a se chamar Programa “Muitação - Construindo meu Lugar no Mundo”, tendo com objetivo despertar o potencial dos jovens para que fortaleçam sua autoestima e sejam capazes de escolher a atuação profissional de forma mais consciente e a partir de seu propósito pessoal.

Em pouco mais de um ano os resultados já são significativos, revelando principalmente uma postura mais proativa dos jovens, que passaram a se interessar também por seu próprio desenvolvimento.

Para saber mais acesse ao site: www.muitacao.com.br
Projetos patrocinados
Associação Grão Saber
+
Apoio ao Projeto - A Poética da Docência no Brasil, que consiste na Formação Continuada para Docentes combinada com Movimento de Pais: espaço de convívio e descobertas e com a Formação Humana aberta à comunidade.

O curso oferece aos participantes - professores, pais e comunidade - uma reflexão sobre a docência no Brasil a partir tanto de um olhar amplo sobre as pedagogias existentes e mais atuantes, como também através de conteúdos específicos da pedagogia Waldorf.

O objetivo é pensar as relações humanas dentro das dimensões cognitiva, afetiva, social e espiritual.

Link: http://graosaber.org.br
IPS - Índice de Progresso Social - Municípios
+
O Social Progress Imperative (SPI), a Avina, o Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS Brasil), com suporte executivo da Giral - viveiro de projetos por meio da Secretaria Executiva da Rede #ProgressoSocialBrasil e coordenação de Ricardo Abramovay, Professor Titular da USP, e o Imazon estão liderando uma parceria com o objetivo de gerar uma ferramenta pragmática aos municípios brasileiros que possa ser de fato implementada para melhorar o bem-estar dos cidadãos do Brasil.

O projeto IPS Municípios do Brasil produzirá uma ferramenta de auxílio para avaliação dos avanços sociais nos cerca de 5.500 municípios brasileiros por meio de dados de fontes secundárias e um processo estatístico robusto de acordo com a metodologia de cálculo do Índice de Progresso Social. A ferramenta é um índice de monitoramento de melhoria do bem-estar dos cidadãos brasileiros a longo prazo.

http://www.progressosocial.org.br
Projeto Ampliando Horizontes
+
O Projeto Ampliando Horizontes surgiu do impulso de compartilhar as experiências e o trabalho realizado pela ONG Alquimia com as escolas do seu entorno, no qual estudam crianças de risco atendidas pela instituição, aproximando os professores e profissionais e ampliando a rede de apoio e proteção social para estas crianças e jovens.

O projeto tem como objetivo capacitar profissionais a realizarem uma educação lúdica tendo como base o conhecimento do desenvolvimento infantil, difundindo valores que promovam consciência social, despertem habilidades que contribuam para a humanização da educação e promovam a cultura de paz.
VIX Turma do Projeto Infância Vivenciada Primeira infância
+
O projeto Infância Vivenciada – Primeira Infância é uma capacitação social e pedagógica direcionada para profissionais que trabalham com crianças nos primeiros anos de vida (0 a 7 anos).

Um dos objetivos é ampliar a visão do educador ao oferecer ferramentas da Pedagogia Social para a aplicação prática em reuniões de pais e professores, incentivando, dessa forma, a melhorar a qualidade nos relacionamentos entre gestão escolar, professores, alunos e pais. Além disso, cultivar uma cultura de paz que traga mais autoconhecimento aos profissionais educadores por meio do estudo da Biografia Humana é parte de nossa meta.

O projeto Infância Vivenciada, que tem 120 horas de duração, divididas em 40 encontros de três horas semanalmente, já foi realizado 13 vezes em diferentes locais, tendo certificado mais de 380 educadores e coordenadores pedagógicos, o que resulta em mais de 12.000 crianças beneficiadas.
Diálogos de Economia Associativa e Agricultura Biodinâmica
+
Encontro com palestras, dinâmicas e estudos de caso construindo pontes entre a Economia Associativa e a Agricultura Biodinâmica rumo à Regenerabilidade Ambiental e Social. Realizado pelo Fórum de Economia Associativa de Curitiba em maio.

Link: institutorudolfsteiner.org.br
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - BIOGRAPH
+
Apoio à apresentação de trabalho no VII Congresso Internacional de Pesquisa (auto) biográfica - VII CIPA - Cuiabá/MT, que aconteceu em 17 a 20 de julho de 2016.

Tema central - Narrativas (Auto) biográficas: conhecimentos, experiências e sentidos.
SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil
+
Apoio à gestão da instituição.
www.sab.org.br
V Congresso de Medicina Antroposífica da Zona da Mata Mineira (29.06 a 02.07)
+
Tema principal: O olhar integrativo na Arte de Curar e no Viver Saudável.

http://zmatamg.com.br
Entidades parceiras



EcoSocial

Newsletter

Linkedin Facebook