Trabalhar sozinho ou em grupo?

 Cotidianamente trabalhamos alternadamente sozinhos e em grupo. Você já se perguntou sobre qual prefere? Você gosta de compartilhar projetos? Com quem tem mais afinidade ou dificuldade na comunicação e no relacionamento? 

Sabemos que o trabalho "solo" proporciona rica experiência, traz a concentração e foco necessários aos que preferem se aprofundar em estudos e pesquisas. O trabalho em grupo gera por meio de debates, divergências de ideias, discussões, conversas paralelas e experiências individuais, um poderoso meio para alcançar os objetivos propostos pela organização. Trata-se de olhar para um fenômeno com diversos olhares. Seja qual for a sua experiência, positiva ou negativa, sabemos que trabalhar em grupo é uma tarefa árdua e, transformar o grupo em uma equipe é ainda mais difícil! 

Simpatias e antipatias, diferentes crenças, experiências, opiniões, gostos e posturas e, principalmente, a forma com que lidamos com estas diferenças, é determinante para o resultado final do trabalho em grupo.   Aceitar o outro com ideias diferentes das minhas, significa abertura para um encontro de possibilidades, inclusive o de produzir resultados extraordinários pela complementaridade. Se observarmos bem, o melhor amigo não é necessariamente o melhor parceiro profissional e vice-versa.

A real transformação de um grupo em equipe se dá no momento em que cada um assume o seu compromisso com o coletivo, ajudando o outro e indo além de suas funções. A comunicação e as regras tornam-se límpidas, propiciando um clima de confiança e compartilhamento. Ser coautor de uma produção é tão gratificante ou mais do que receber sozinho uma premiação. A capacidade de crescer junto, através das pessoas e transpor diferenças, mostra-nos a força e a transformação da realidade. 

Findo o projeto estamos mais ricos, sentimos a satisfação do objetivo alcançado e temos mais pessoas para abraçar e receber abraços. Isto sim é muito bom!

MARLI PEREIRA DA SILVA
marli.pereira@ecosocial.com.br
Compartilhe >
< Voltar

Atuação do EcoSocial em Desenvolvimento de Grupos

EcoSocial

Newsletter

Linkedin Facebook