Numa época em que a exigência do nível de consciência é cada vez maior na relação entre pessoas e organizações, o trabalho tem sido inteiramente revisto. A busca é por uma transparência e ao mesmo tempo por uma personalização que abra espaço para os dilemas e questões individuais.
É neste contexto que o Coaching surge: como uma forma de intervenção que permite que a organização possa atuar em cada indivíduo, considerando sua singularidade em seu processo de desenvolvimento. O Coaching, portanto, abre novas formas de atuação frente a essa constante demanda de inovação e resultados tangíveis, no âmbito do indivíduo e da organização.
É ainda neste cenário que o EcoSocial, usando do sua experiência e conhecimento em formar pessoas, desenvolveu o programa de Formação de Coaches. Já são mais de 30.000 horas de Coaching que impactaram mais de 3000 líderes em organizações de diferentes portes e segmentos.
Objetivo
Capacitar pessoas e formar profissionais para serem coaches em contextos organizacionais.
Para quem?
Profissionais que atuam como coach e queiram se aprimorar ou desenvolver sua própria metodologia.
Outros profissionais oriundos do contexto organizacional e queiram capacitar-se como coach.
Metodologia
A essência do nosso trabalho acontece quando, ao final, o individuo se enxerga como protagonista e dono dos resultados conquistados.
Enfatizamos o ?aprender fazendo?, mesclando conceitos com atividades e vivências que possibilitem o aprendizado em três dimensões arquetípicas: pensar (novos conceitos), sentir (novas habilidades) e querer (novas capacidades).
- Fundamentos de Coaching;
- Ferramentas e técnicas dos processos de Coaching;
- Vivências e atividades artísticas;
- Construção de um caminho de autodesenvolvimento;
- Atuação prática supervisionada;
- Posicionamento de mercado baseado nos talentos de cada participante.
Módulos:
1
Atitudes do Coach
- Habilidades do coach em fazer intervenções transformadoras.
- Os diferentes modelos de atuação.
+
2
Relação Coach/Performer
- Construção de uma relação de confiança.
- Perspectiva e ética na relação.
+
3
O performer no contexto organizacional
- Forças que atuam no contexto organizacional.
- O impacto do performer sobre o contexto e deste sobre ele.
+
4
Questão
- O processo de Coaching
- Integração dos fundamentos de Coaching na identificação das questões essenciais de um performer.
+
5
Visão
- Diferentes formas de trabalhar uma visão de futuro.
- Desenvolvimento de uma ferramenta própria de visão de futuro.
+
6
Ação
- Mobilizando o performer para ação;
- Ação como meio de desenvolvimento;
- O plano de ação e compromisso.
+
7
Posicionamento de Mercado
A inserção do coach considerando sua missão.
+
8
Sustentabilidade
Apresentação de sua própria metodologia de trabalho de seu projeto de atuação.
+
Duração do Programa
18 meses (8 módulos)
Carga Horária
228 horas (total)
74,5 horas: 8 imersões de 2 dias e meio para aulas e vivências
8 horas: Supervisão - 4 encontros
12 horas: Sessões de Coaching com coach do EcoSocial
48 horas: Atuação prática - 36 sessões de coaching como coach.
Docentes e Palestrantes
Além dos coordenadores, o programa conta com a atuação de membros do Ecosocial como coaches dos participantes.
Os interessados deverão enviar currículo resumido acompanhado de carta de intenção, justificando o interesse e agendar entrevista individual com um dos coordenadores pelo email: formacaodecoaches@ecosocial.com.br
No programa Formação em Coaching Interno, o participante terá condições de criar sua própria metodologia para atuar com autonomia e assertividade em seu ambiente organizacional.
Módulos:
1
Questão
- Metodologia
- Ferramentas
- Competências da ICF
+
2
Visão
- Contexto
- Visão-Propósito e Significado
- PDI ? Plano de Desenvolvimento Individual
- Código de Ética
+
3
Ação
- Mobilização
- Resultados do PDI
- PDI de longo prazo
+
4
Sustentação
Consolidação de Metodologia própria como Coach Interno
+
Estrutura da formação:
São apenas 16 vagas. Os interessados deverão enviar currículo resumido acompanhado de carta de intenção, justificando o interesse e agendar entrevista individual com um dos coordenadores pelo e-mail: escoladecoaches@ecosocial.com.br
Como você encaminha as questões, inquietações e desafios no atendimento aos clientes? Na Supervisão Transformadora, você encontra o espaço seguro para discutir, aprofundar e alavancar sua prática profissional. Desenvolva sua atuação em coaching através de uma educação continuada e interativa com profissionais experientes.
O mentor coaching oferece o apoio necessário para obter ou renovar sua certificação na ICF, aprimorando atitudes, habilidades e competências de coaching para conquistar sua credencial. Suas competências são afinadas de acordo com o nível da certificação que você deseja (ACC ou PCC).
Para você que já tem uma atuação consolidada de coaching e quer afinar ainda mais sua prática, o programa A Essência de Ser Coach é a oportunidade para aprofundar e ampliar níveis de consciência e proficiência no estilo de Ser Coach. Liberte seu pensar, sentir e querer e atue a partir da imaginação, inspiração e intuição, imprimindo uma personalidade única em seu caminho de coach.
Ignorar conflitos afeta negativamente o desempenho dos indivíduos e das equipes, prejudicando os resultados da organização.
“Um novo paradigma em Mediação, oferecendo técnicas para tratar conflitos complexos muitas vezes invisíveis nas organizações.
A maneira como as organizações lidam com seus conflitos pode representar a pedra angular em seu desenvolvimento, um caminho para gerar engajamento e cooperação, e libertar a criatividade. Ignorar conflitos afeta negativamente o desempenho dos indivíduos e das equipes, prejudicando os resultados da organização.
Este programa tem o propósito de formar mediadores com as habilidades, atitudes e ferramentas essenciais para processos de mediação entre indivíduos, grupos e equipes, permitindo a expressão autêntica das necessidades dos indivíduos, o que propicia novas qualidades ao seu envolvimento na vida da organização.
Apresenta um novo paradigma em Mediação, oferecendo técnicas para tratar conflitos complexos muitas vezes invisíveis nas organizações. A base metodológica tem a marca “Trigon”, referência em mediação na Europa, e uma visão ampliada da Comunicação Não-Violenta.
Objetivo
Formar mediadores com as habilidades, atitudes e ferramentas essenciais para processos de mediação entre indivíduos, grupos e equipes. Capacitar os participantes para a utilização de técnicas para tratar conflitos complexos e muitas vezes invisíveis nas organizações.
Para quem?
Advogados, Coaches, Consultores, Gestores, Professores, Terapeutas, Psicólogos e facilitadores internos e externos de processos de desenvolvimento nas organizações.
Conteúdo
O programa é desenvolvido através de conteúdos teóricos, exercícios práticos, exercícios de auto percepção, role-plays, meditação, exercícios físicos.
Módulos:
1
Bases da Mediação Organizacional
Dinâmicas intrapsíquicas dos indivíduos
- Presença do mediador / meditação
- Fundamentos da metodologia Trigon
- Processo de mediação em ?U?
Exercícios inter-módulos: prática das ferramentas essenciais da mediação
+
2
Comunicação e Mediação entre Pessoas
As bases da Comunicação Consciente / Comunicação Não-Violenta
- Prática de Coaching de Conflitos
- Prática da mediação em ?U?
- Papel e postura de mediadores
Exercícios inter-módulos: mediação entre pessoas
+
3
Mediação em / entre Grupos e Equipes
Potenciais conflitos nos grupos
- Abordagens para conflitos nos grupos
- Princípios e práticas da mediação transformativa com grupos e equipes
Exercícios inter-módulos: mediação em / entre grupos
+
4
Potenciais de Conflito e Desenvolvimento Organizacional
As dimensões do diagnóstico de conflitos
- Potenciais conflitos nas organizações
- Desenvolvimento Organizacional sistêmico a partir da mediação
- Mediação e mudança cultural a partir dos processos de trabalho
Exercícios inter-módulos: mediação organizacional
+
5
O Exercício Profissional da Mediação Organizacional
- A abordagem e postura de mediação x coaching x Desenvolvimento Organizacional
- Mediação de um caso complexo ? mediação focada em soluções
- Luz e sombra: o confronto com emoções fortes na mediação
- O caminho de desenvolvimento como mediador
Supervisão, intervisão e análise do trabalho de conclusão
O EcoSocial criou este programa a partir da experiência de seus profissionais em apoiar e conduzir processos de coaching e na crença de que a autoconsciência é um componente-chave para o performer perceber-se de forma ampliada e que abre oportunidades para novas ações e comportamentos para alcançar seus objetivos.
"O maior erro que um analista pode cometer é assumir que seu paciente tem uma psicologia similar à sua própria"
C. G. Jung
Objetivo
- Apresentar a teoria dos tipos de personalidade e discutir a sua aplicação no processo de coaching;
- Ampliar o autoconhecimento do coach por meio do instrumento MBTI® e analisar os impactos de seu tipo de personalidade em sua prática profissional;
- Entender como o tipo de personalidade configura a atuação do performer e potencializar o processo de coaching e seus resultados;
- Construir caminhos para o desenvolvimento do coach.
Para quem?
Profissionais com formação e atuação como coaches.
Metodologia
Apresentação de conceitos e vivência de atividades com base no instrumento MBTI® Step II aplicado aos participantes.
Conteúdo
Teoria e aplicação
- Instrumento MBTI®
- Principais usos
- Teoria de personalidade de Jung
- Características e tipos
- Dicotomias do MBTI®
- Pares de função
Processo de coaching
- Encontro coach ? performer
- Coaching com MBTI®
- Cultura organizacional
- Tipos de personalidade e profissão
- Questões de coaching
- Estilos e necessidades de comunicação
- Tomada de decisão
- GROW
Relatório interpretativo
- Resultados MBTI® Step I
- Resultados MBTI® Step II
- Integração das informações
Coordenação Geral
Marcia Regina Linhares Vasconcellos - MBTI® Certified Practitioner, Management Consultant, Executive Coach e Clinical Psychologist.
Matias Henrique Klinke Junior - MBTI® Certified Practitioner, Management Consultant, Executive Coach e Biographical Counsellor.
Estrutura da formação:
- 1 oficina de 16 horas
- Turmas com até 24 participantes
É um processo de desenvolvimento individual cujo objetivo é apoiar mudanças de comportamento sustentáveis e transformar a qualidade do trabalho do executivo de forma consciente e com protagonismo.
Nossa abordagem busca a profundidade nas reflexões e decisões, ativando a imaginação, a inspiração e a intuição durante o processo.
O trabalho em grupo possibilita o encontro entre pessoas com trocas de saberes, experiências, sucessos, dificuldades. Cria-se um campo de criatividade e de forças propícias à aprendizagem e condições para ampla análise de fatos, tomada de decisão e implementação de ações, resultando no empoderamento das pessoas. O coaching é um processo de desenvolvimento com foco na pergunta do indivíduo, ampliando sua percepção e consciência no sentido de encontrar suas próprias respostas e construir seu plano de ação. Somando o trabalho em grupo com a metodologia de Coaching, estimulamos a potencialidade do coletivo (estar em grupo) com a assertividade do processo de Coaching, num fluxo que nos dá clareza do presente, nos impulsiona para a realização dos objetivos e do futuro desejado.
Objetivo
- Proporcionar um espaço coletivo de troca interpessoal
- Desenvolver habilidades de diálogo e cooperação
- Favorecer a aprendizagem e mudança de comportamento individual,
no grupo e nas interações sociais.
- Apoiar as pessoas na realização de seus objetivos individuais e coletivos.
Para quem?
Pessoas que buscam evolução contínua, que valorizam o autoconhecimento para o equilíbrio e alcance dos seus objetivos e veem no grupo um estímulo para se desenvolver e contribuir com as outras pessoas nessa direção.
Metodologia
Realizamos grupos abertos e "in company".
O foco está na situação/tema a ser trabalhado de forma viva e dinâmica. Trabalhamos para que o indivíduo possa ter uma visão sistêmica de sua atuação, do seu impacto e de como é impactado no grupo.
Apoiamos nosso processo de Coaching em Grupo na Metodologia"U' de Otto Scharmer e nos conceitos de Formação de Juízo de Lex Bos, o que nos dá um retrato do processo vivo e profundo e prático pelo qual o grupo passa.
Conteúdo
- Metodologia de Coaching do EcoSocial
- Competências da ICF International Coaching Federation
- Técnicas e experiência de trabalho em grupo
O Grupo Agathos de Educação do EcoSocial promove ações e programas voltados à relação entre a Educação e o Ser Humano do futuro. Trabalha pela ampliação da consciência para a inovação de comunidades educacionais.
PRINCÍPIOS:
Tomada de consciência dos papéis para uma mudança significativa nos processos educacionais.
Crença no potencial de transformação social das comunidades educacionais.
Gestão participativa traz fortalecimento e consciência para as comunidades educacionais.
Fortalecimento e empoderamento do educador para sua atuação plena.
Atuação a partir de 3 dimensões arquetípicas: Pensar, Sentir e Querer.
FRENTES DE ATUAÇÃO: 1. Workshop Café com Educação: "A Educação e o Ser Humano do Futuro" 2. Web Conferências: Palestras sobre Educação 3. Coaching: Para Diretores e Coordenadores Educacionais 4. Consultoria Participativa: Em Gestão Educacional 5. PDE (Programa de Desenvolvimento de Educadores): Empoderamento e valorização dos Educadores 6. Diálogos: Educação social para a construção de comunidades educacionais saudáveis 7. Jornada de Aprendizagem: Desenvolvimento social e pedagógico do Educador
PÚBLICO-ALVO:
Educadores e profissionais conectados com a Educação.
Nossos programas de desenvolvimento de lideranças são desenhados sob medida para o desenvolvimento de competências diversas, porém, com ênfase no comportamental e nas relações, sempre de forma vivencial e conectando com a realidade e desafios da organização. Todo o trabalho visa assegurar que a aprendizagem seja traduzida na prática do dia a dia de forma concreta e sustentável.
Um importante e atual desafio dos profissionais de Recursos Humanos é o desenvolvimento de habilidades para atuar comofacilitador junto ao cliente interno, de forma a oferecer o melhor serviço e orientar a prática de RH para a cadeia de valor do negócio da organização.
Objetivo
- Ampliar a visão sobre os desafios das organizações para uma atuação mais estratégica de Recursos Humanos;
- Discutir os modelos de consultoria interna praticados pelo mercado, suas vantagens e implicações para a realidade da organização em que o participante atua;
- Disponibilizar ferramentas de apoio aos processos de desenvolvimento organizacional;
- Identificar as competências necessárias do consultor interno, para atuação como facilitador em processos de desenvolvimento de pessoas e transformação organizacional;
- Estimular os participantes a refletirem sobre o seu caminho de desenvolvimento como Consultor Interno.
Para quem?
Profissionais da área de Recursos Humanos, que estejam em busca de novas abordagens e ferramentas para o apoio ao desenvolvimento da sua organização
Metodologia
O programa é desenvolvido por meio de palestras, atividades em grupo, vivências, estudos de caso, reflexões individuais, discussões em plenário, leituras dirigidas, atividades artísticas e movimentos.
Conteúdo
- Evolução histórica da gestão de RH e as megatendências para o futuro;
- Cenários de futuro para a consultoria interna de RH;
- O papel do consultor interno no apoio aos líderes em suas dificuldades em relação a suas equipes e em seu empenho para atingir os resultados organizacionais;
- Como implantar consultoria interna de RH;
- Ferramentas que podem ajudar o consultor a intervir de forma positiva em relação a seus clientes e impulsionar um processo de desenvolvimento e transformação;
- Elaboração do diagnóstico das necessidades de uma área/cliente;
- Atividades práticas, extraídas da realidade dos participantes;
- Competências essenciais do consultor interno e desenvolvimento de um plano de autodesenvolvimento.
Pesquisas sobre os motivos das demissões, apontam que 87% das organizações declara demitir profissionais por suas atitudes, temperamentos ou por problemas de relacionamento interpessoal. (Revista “Você S/A”)
Mais empresas entram em falência e são fechadas por divergências entre sócios do que por equívocos no planejamento financeiro ou de falta de capital. (Folha de SP e JUCESP)
Objetivo
Capacitar indivíduos para a compreensão e condução de conversas difíceis em diferentes organizações e contextos, transformando-as em diálogos construtivos, produtivos e saudáveis.
Para quem?
- Sócios
- Lideranças
- Gestores
- Subordinados
- Diferentes áreas
- Clientes
- Fornecedores
- Rede de distribuidores
Metodologia
- Prática intensiva em pequenos grupos.
- Apresentação dialogada dos conceitos e método.
Conteúdo
Habilitar pessoas para que dialoguem de forma fácil, trabalhando os diferentes níveis e elementos de uma conversa baseada no ouvir com atenção, observar sem julgamentos e integrar o pensar, sentir e querer antes de partir para a ação. Utilizamos os conceitos da Teoria "U".
Duração do Programa
2 dias
Carga Horária
16 horas
Coordenação Geral
Joincy Luz, Valciria Serra e Vera Costa
Docentes e Palestrantes
Consultoras e Mediadoras certificadas pela Trigon Entwicklungsberatung, München - Deutschland
O programa Líder Coach prepara líderes para que possam desenvolver pessoas e formar times de alta performance, contribuindo para reter talentos e potencializar os resultados da organização.
Ser Líder Coach significa adotar um estilo de liderança que atua como agente que transforma e sustenta a cultura da organização.
Objetivo
Promover uma construção conjunta a partir das vivências individuais e da discussão de novos conceitos, consolidados em tarefas aplicativas entre módulos.
Para quem?
Líderes em diversos níveis da organização que almejem promover o desenvolvimento de seus liderados por meio de novas formas de atuação.
Metodologia
- Identificar seu impacto como líder na organização.
- Perceber sua tarefa de autodesenvolvimento para a formação de novos líderes.
- Reconhecer os diversos estilos de liderança.
- Dominar modelos de conversas estruturadas como ferramentas de desenvolvimento.
- Desenvolver habilidades interpessoais para a construção de relações de confiança.
- Ampliar a visão sistêmica.
Conteúdo
Três módulos de dois dias e meio, num total de 60 horas. Tarefas aplicativas entre os módulos. O programa é oferecido semestralmente como programa aberto, ou como programa customizado in-company.
Eu Líder - A tarefa de cada um no autodesenvolvimento
Autoconhecimento como ferramenta de desenvolvimento Trajetória pessoal e recursos para a liderança
- Inteligências Múltiplas e o Líder Coach
- Os estilos de liderança e suas interações
- O autodesenvolvimento como Líder Coach
+
2
Nós líderes - A tarefa de cada um no desenvolvimento da equipe
Habilidades do Coach: presença, escuta e pergunta
Reconhecimento dos estilos de lideranças na equipe
Feedforward x Feedback
Modelos de conversa estruturada, individuais e em grupo
Formar times de alta performance por meio das habilidades de Coaching
Apoiar a equipe no desenvolvimento de competências
+
3
Liderança com propósito - A tarefa de cada um no desenvolvimento da organização
Desenvolvimento do olhar sistêmico
Habilidades do Líder Coach a serviço do desenvolvimento da Organização
O propósito do líder conectado ao propósito coletivo
Conversa estruturada de Coaching em grupos
Construção da maturidade ética na tomada de decisão
Modelos de organização emergentes e o Líder do Futuro
A organização como agente de desenvolvimento da sociedade
+
Coordenação Geral
Cláudia Queiroz, Leandro Kao, Maria Angélica, Maria Lúcia e Peter Susemihl
Um navio no porto está seguro, mas não é para isso que os navios são construídos. - William Shedd
O EcoSocial criou este programa a partir da experiência de seus profissionais em apoiar iniciativas organizacionais e conduzir o tema gestão da mudança em diversos tipos de projetos e segmentos de negócio. Este programa integra abordagens para a gestão da mudança na organização e para a gestão da transição de seus profissionais.
Objetivo
Construir uma visão integrada da Mudança e da Transição e possibilitar o desenvolvimento da competência de gestão associada para os líderes e demais profissionais que os apoiam nas organizações.
Para quem?
Profissionais das diversas áreas que estejam liderando ou apoiando processos de mudança, desenvolvimento ou transformação organizacional ou que queiram preparar-se para a estruturação e condução deste processos.
Metodologia
- 5 módulos de 12 horas
- Grupos de aprendizagem
- Turmas com até 24 participantes
Obs: Este programa também pode ser conduzido "in company"
Módulos:
1
CONTATO
Visão estratégica da mudança?
Polaridades:
?- Estabilidade e mudança?
- Mudança e transição?
Estratégia de comunicação
+
2
ENTENDIMENTO
Gestão de influenciadores
?Curva da transição:?
- Reação humana frente às mudanças?
Mudanças, impactos e ações requeridas
+
3
CRENÇAS
Alinhamento de expectativas?
Qualidades da liderança
?Desenvolvimento de competências
+
4
COMPROMETIMENTO
Prontidão para mudança e para transição
?Conscientização, sensibilização e mobilização
?Ambiente organizacional e atuação do líder
+
5
SUSTENTAÇÃO
Estratégia de sustentação dos resultados?
Tipos de personalidade
?Virtudes no processo de mudança e transição
“Programa de Desenvolvimento para Líderes com base na Atenção Plena - Mindfulness
Os líderes da atualidade estão sob forte pressão para entregar os melhores resultados no menor tempo todos os dias. Não só eles precisam atender as necessidades de sua organização, colaboradores e clientes, mas também seus parceiros, famílias e, finalmente, eles mesmos. Este último é muitas vezes negligenciado e pode levar ao aumento do stress e problemas com a própria saúde e desempenho. Presença e atenção plena são as novas e fundamentais habilidades no papel da liderança. Elas fortalecem o líder em sua autoconsciência, seu autocontrole e determinam a qualidade de suas decisões e ação. Além da autogestão contínua, os executivos cotidianamente se dedicam principalmente a comunicar, avaliar situações, tomar decisões e agir.
Comunicar
A efetividade de conversas ou reuniões é fortemente determinada pelas possibilidades de autoconsciência, da-auto expressão diferenciada e a compreensão empática dos outros, bem como da capacidade de refletir sobre os processos conversacionais (metacomunicação).
Avaliar situações e tomar decisões
As avaliações e decisões situacionais podem ser muito mais coerentes quando os líderes desenvolvem a capacidade de reconhecer incursões de percepção e padrões de pensamento e melhorar seus próprios processos de conscientização (metacognição).
Agir
A ação diária na função de liderança é determinada pelos padrões comportamentais pessoais. Ao reconhecer as características pessoais, torna-se possível expandir seus próprios pontos fortes e modificar o comportamento disfuncional.
O que é treinamento baseado em atenção plena?
Concentração, pensamento claro, ação determinada e capacidade de equilibrar o stress resultam do treinamento da presença e consciência (atenção plena). Porque a atenção plena é a capacidade de estar presente no "aqui e agora" de uma situação e experimentar o que realmente acontece. Para isso, é necessário reter julgamentos e aceitar a situação presente como uma realidade dada. Assim emerge uma base confiável para melhores processos de tomada de decisão para a ação.
Presença e atenção plena são treinados através de exercícios de foco para fortalecer a concentração (visão microscópica) e através de exercícios para desenvolver uma atenção aberta e ampla (visão macroscópica). Assim, entre outros, também as habilidades para o pensamento criativo, para o sentir compreensivo/empático e para a intuição. Isso também permite compreender os fundamentos e as dinâmicas subjacentes das situações e orientar o próprio agir com esses conhecimentos. Isso permite um líder atuar nos pontos decisivos e alcançar efeitos duradouros.
Organização e realização
IMO Brasil | Trigon | EcoSocial
Objetivo
- Capacitar o líder com recursos internos e ferramentas para atuar como gestor de pessoas e negócios em ambientes complexos e estressantes
- Domínio de métodos eficazes de autogestão, discussão, liderança, tomada de decisão, liderança em equipe, liderança estratégica e desenvolvimento organizacional
- Análise dos próprios padrões de pensamento, sentimento e comportamento e mudanças nos padrões disfuncionais
- Desenvolvimento adicional de habilidades básicas para atuar na liderança:
Concentração e pensamento claro
Presença e ação determinada
Prudência e equilíbrio de stress
Auto-reflexão e flexibilidade nos diferentes papéis
Inteligência emocional e capacidade para o diálogo
Criatividade e intuição
- Domínio das abordagens elementares para o treinamento de presença e consciência (atenção plena), para desenvolver sua própria resistência ao stress e habilidades cognitivas
- Desenvolver um caminho pessoal de conexão prática do trabalho de atenção plena, presença e de consciência com a sua própria ação como líder
Para quem?
Pessoas em posição de liderança.
Metodologia
- Contribuições teóricas, práticas e vivenciais
- Treinamento intensivo dos métodos de liderança em exercícios estruturados e ?roll play? de atividades de liderança
- Apresentação de conexões essenciais e discussões no grupo
- Treinamento de presença e atenção plena como exercício de meditação (postura sentada e em ação)
- Exercícios de percepção do corpo e para fortalecer a própria presença
- Exercícios corporais para estimular a vitalidade emocional, de ressonância emocional
- Auto-reflexão frequente no diálogo e anotações em "diário de bordo" pessoal
- Presença e atenção plena em casa e durante o trabalho
- Aplicação de métodos de liderança praticados no dia a dia - reflexão sobre as experiências
Conteúdo
Exercícios básicos para o desenvolvimento da presença, atenção plena, ressonância emocional, pensamento criativo e diálogo são realizados em todos os módulos. Há também sugestões para praticar em casa e no trabalho. Os métodos de gestão são praticados nas oficinas para que possam ser utilizados na prática.
Módulos:
1
Liderar a si mesmo, com presença e atenção plena
Desenvolvimento de competências para percepção e gestão das próprias necessidades como indivíduo e como líder:
- Tomada de decisões conscientes através da percepção ampliada do contexto;
- Superação do stress: perceber o aqui e agora, o próprio estado de consciência, as próprias necessidades e definir estratégias para a ação;
- Fundamentos e caminhos para a prática da meditação.
+
2
Comunicação produtiva e gestão das relações
Desenvolvimento de competências da comunicação ? como me expressar, como escutar ativamente e como promover relações saudáveis:
- Conhecimento e prática da Comunicação Empática (CNV);
- Empatia e compaixão perante si e os outros como habilidade central do líder;
- Metodologia para conduzir conversas em ambiente de conflito.
+
3
Gerir e liderar a equipe de acordo com as necessidades do contexto
Desenvolvimento de competências para tomada de decisões compartilhadas sob pressão:
- Liderar com meus diferentes impulsos e motivações internas;
- Estabelecer abertura para ideias criativas e fortalecimento da intuição;
- Metodologia para tomada de decisões em equipe.
+
Docentes e Palestrantes
Christian Schües, Elizabeth Cerri, Leandro Kao, Peter Susemihl, Silvio Ignácio
Estrutura da formação:
3 módulos de 2,5 dias em regime de imersão. (Os trabalhos são iniciados pontualmente às 16h de quarta-feira e finalizados na sexta-feira às 17h)
A matrícula pode ser feita para cada módulo individualmente.
Participar dos módulos 2 e 3 pressupõe ter cursado os módulos anteriores.
Possibilidades de parcelamento:
- Para matrículas até JAN/2018: 3x R$ 1.000,00
- Para matrículas até FEV/2018: 2x R$ 1.500,00
- Para matrículas até MAR/2018: 1x R$ 3.000,00
2 MÓDULOS: Total: R$ 5.700,00
Possibilidades de parcelamento:
- Para matrículas até JAN/2018: 5x R$ 1.140,00
- Para matrículas até FEV/2018: 4x R$ 1.425,00
- Para matrículas até MAR/2018: 3x R$ 1.900,00
3 MÓDULOS: Total: R$ 8.100,00
Possibilidades de parcelamento:
- Para matrículas até JAN/2018: 7x R$ 1.157,14
- Para matrículas até FEV/2018: 6x R$ 1.350,00
- Para matrículas até MAR/2018: 5x R$ 1.620,00
** Hospedagem: R$ 400,00 por módulo
Informações
Local: Centro Flos Carmeli
Rua Renascença, 610, Vila Renascença
Mairiporã - SP