Rede quer estimular o uso consciente do dinheiro no Brasil


Buscamos tornar realidade uma concepção de mundo regida pela liberdade no campo das ideias e criações, igualdade de direitos e deveres nas relações sociais e fraternidade no mundo econômico. Para isto, um dos nós que precisamos desatar e tecer um novo modelo é o do sistema financeiro. As provocações que Joan Melé trará nos eventos que realizaremos em parceria com a Avina e vários apoiadores trazem a oportunidade de jogar mais luz e consciência sobre como usamos e aplicamos nosso dinheiro?" - Meiri Inoue, presidente do EcoSocial.


De 12 a 22 e abril, o EcoSocial e a Fundação Avina promovem em São Paulo o evento Dinheiro e Consciência, em união para o fomento da criação de uma rede de suporte ao desenvolvimento de um banco baseado em valores no Brasil. A programação é composta por palestras e oficinas, todas conduzidas pelo economista e ex-diretor da filial espanhola do banco holandês Triodos Bank, Joan Melé. As iniciativas terão foco no significado que se dá ao dinheiro, e nas maneiras como este pode ser usado por pessoas e empresas para mudanças positivas e sustentáveis.
 
As palestras e oficinas serão abertas ao público em geral, sendo uma específica para pais e educadores, e outra uma roda de conversa estratégica para presidentes e diretores de organizações. O ponto alto da programação será o encerramento, com uma oficina de três dias dedicada à criação de um banco baseado em valores. A participação esperada é de mais de mil pessoas.
 
 
“Estamos reeditando no Brasil a jornada de conversações sobre o uso consciente do dinheiro, apostando que aqui teremos o mesmo êxito que estamos logrando no Chile, na Argentina e na Colômbia, onde um número expressivo de pessoas e organizações começam a investir seus recursos em iniciativas com impacto mais positivo para a sociedade e o meio ambiente. Joan Melé tem grande capacidade de restabelecer a conexão entre economia e dignidade humana, por meio da reflexão sobre o que financia – e o que pode financiar – o dinheiro de cada um de nós”, comenta Glaucia Barros, diretora da Fundação Avina no Brasil.
 

 
Confira a programação completa da jornada Dinheiro e Consciência e inscreva-se no site http://dinheiroeconsciencia.com.br
 
 
JOAN MELÉ
Nascido em Barcelona, acumula mais de 40 anos de experiência na área bancária, tendo sido vice-diretor geral do Triodos Bank na Espanha e vice-presidente da Fundação Triodos. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Triodos Bank e da Câmara de Empreendedores da Catalunha; promotor de banca ética na Espanha e na América Latina e autor dos livros “Dinheiro e Consciência” e “Economia Aplicada aos Jovens”. Colabora em cursos e seminários em universidades de prestígio, escolas de negócios e instituições em Espanha e América Latina.  É palestrante em fóruns e eventos sobre questões de economia social, finanças éticas e humanidades.
 
TRIODOS BANK
Considerado pioneiro como banco social, banco ético ou banco sustentável, possui mais de 600 mil correntistas na Europa, e atua com a missão de financiar empresas, instituições e projetos que promovam valores culturais e beneficiem a sociedade e o meio ambiente.
 
 
 

Compartilhe >

EcoSocial

Newsletter

Linkedin Facebook