A palavra vem do latim (colere) e significa cultivar. Biologicamente cultura é a criação especial de organismos vivos, mesmo microscópios, para fins determinados. Sob o ponto de vista antropológico segundo Edward B. Tylor, cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Ora, então podemos afirmar que a cultura se faz em empresas, grupo de amigos, famílias, cidades, países, continentes… E tudo se inicia e se mantém a partir do Ser Humano! De mim, de você, do seu amigo, seu colega de trabalho, sua roda de convivência.
Essa análise nos trás o senso de responsabilidade de arar a terra, plantar, molhar, dar sol e manter as ”plantas” que nos cercam.
Será que nos atentamos a isso quando estamos lidando com os outros seres humanos? Qual foi a última vez que você deu “Bom Dia” ao porteiro? Você é capaz de lembrar o rosto do taxista que te levou ao trabalho, por exemplo? Quanto tempo faz que você cedeu seu lugar a um idoso ou ajudou alguém a atravessar a rua?
E as conversas com seus filhos? Você olhou nos olhos dele ou simplesmente acenou um ”sim”, enquanto via mensagens em seu celular? Quanto tempo você não diz a alguém: Gosto de você, obrigado, parabéns…
Para que nos extasiemos com a contemplação da diversidade de cores e aromas, a flor, por exemplo, precisa de cuidado, persistência e manutenção.
Isso é cultura! E começa por cada um de nós! Não nos furtemos dessa responsabilidade! Quem sabe, um dia, teremos uma sociedade que possamos nos orgulhar e possamos perceber que fomos os jardineiros dessa nova realidade! Pense nisso na próxima vez que reclamar que algumas plantas estão ficando amareladas, prontas para cair e nem chegou o outono…
Conheça mais sobre o lugar que desejamos ocupar nesse novo mundo em transformação. Assista ao...
A falta de conexão entre lideranças e equipes pode ser reflexo de líderes que ainda...
A ascensão da diversidade é uma marca importante que reforça o nosso desenvolvimento como sociedade....
Lidar com problemas complexos exige muito mais do que apenas nossas habilidades técnicas.