Por Mônica Barroso

Novos tempos pedem novos líderes. Não líderes super-heróis, mas líderes simplesmente humanos. Mas SER HUMANO não parece ser uma tarefa tão fácil assim hoje em dia, pois exige uma profunda desconstrução do que aprendemos enquanto FAZER HUMANO. Fomos treinados para fazer, performar, realizar, e agora é preciso treinar o ser. Resgatar as qualidades humanas que permitem que os outros se conectem conosco através da humanidade compartilhada, que por sua vez gera senso de pertencimento, significado e confiança.

Tais qualidades incluem desafios como aceitar a imperfeição, demonstrar vulnerabilidade, saber contar histórias, lidar com conflitos de forma construtiva, saber quando abrir mão do poder, se interessar genuinamente pelas pessoas, criar ambientes de confiança e segurança psicológica.

Nesse momento sem precedentes, temos a oportunidade de remodelar a nós mesmos, nossa liderança e nossas organizações em algo muito diferente. Ouso afirmar que este novo estilo de liderança começa pela mente. É necessária uma nova cartilha para o que o futuro nos convoca a fazer, baseada na mente humana. Quando aprendemos como nossa mente funciona e como direcioná-la para maior flexibilidade, compaixão, coragem e abertura, aí sim estaremos aptos a reimaginar o futuro e suas possibilidades.

São muitas as iniciativas pelo mundo baseadas nesta visão, muitas delas baseadas em práticas de mindfulness, atenção plena ou autoconsciência. Apesar de o termo ter ficado um tanto desgastado desde que a prática foi secularizada por cientistas e profissionais da saúde, como Jon Kabat-Zinn, Richard Davidson, entre tantos outros, os resultados obtidos em relação à redução de stress, ansiedade, dentre outros benefícios não podem ser ignorados. E o mundo corporativo ainda tem muito a ganhar, apoiando seus líderes neste processo de desenvolvimento. Esta é nossa intenção com a Jornada The Mindful Leader.

Tenho acompanhado algumas iniciativas semelhantes à nossa que demonstram que se trata de um fenômeno global. O InnerMBA, por exemplo, é um programa internacional conduzido por instrutores de mindfulness, acadêmicos e pesquisadores, bem como CEOs conscientes, todos oferecendo seus ensinamentos sobre como aumentar a autoconsciência, criar equipes de alta performance e transformar os negócios em uma força para o bem. Também venho acompanhando com interesse o Potential Project, o HealthyMinds Innovations e o Mind & Life Institute, que vêm fortalecendo o movimento das ciências contemplativas no mundo.

O programa The Mindful Leader que oferecemos no Brasil teve sua origem na Alemanha há quase 10 anos, através de uma parceria com o consultor e mediador Rudi Ballreich (ex-Trigon, atual Concadora), e vem se desdobrando em diferentes formatos tanto para público aberto como para organizações. A Jornada online em 8 encontros busca oferecer um ambiente de troca e aprendizagem multidisciplinar em torno de temas de aplicação prática, convidando a uma atitude mindful como pano de fundo: como liderar a si, desafios biográficos, presença, uma visão integrativa da saúde (salutogênese), gatilhos de stress, crenças e mindsets. A Jornada pode ainda ser aprofundada em 4 módulos residenciais, e está em constante movimento de atualização diante das mudanças e necessidades que se apresentam.

Quanto mais praticamos a atenção plena, maior se torna nossa autoconsciência. E por consequência, nossa capacidade de reconquistar nossa humanidade e nos tornarmos líderes mindful na prática, como um estilo de vida e de liderança.

Veja mais Pensamentos vivos

Veja mais